Este é um blog que tem por objetivo compartilhar assuntos de Geografia e facilitar minha interação com meus alunos.
21 de setembro de 2016
COMPOSTAGEM - GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO DO LAJEADO - SÃO MATEUS DO SUL - PR
COM-VIDA: Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (alunos voluntários de todas as turmas do Fundamental II e Ensino Médio)
Coordenação - Profª Ângela Ewerling
Pedagoga Graciléia R. P. Santos
Direção - Jorge Manfroni
Atividades - Gestão de Resíduos na escola e na comunidade
- Incentivo e divulgação da Coleta Seletiva Rural
- Gestão dos resíduos na escola;
- Separação do Lixo Comum dos Resíduos Recicláveis (2015/2016)
- Separação dos resíduos gerados na cozinha (através da merenda escolar) que são destinados para COMPOSTAGEM (01/SET/2016)
- Horta Escolar e jardinagem - que utiliza o composto gerado
COMPOSTAGEM COM RESÍDUOS ORGÂNICOS DA COZINHA DA ESCOLA
- Foi escolhido um lugar com bastante sombra (pouca insolação)
- A primeira camada foi de "sapé" - galhos/folhas secas da araucária
- A segunda camada foi de esterco (carneiro, mas pode ser outro)
- A terceira camada foi de resíduos da cozinha. De terça a quinta-feira, são recolhidos os resíduos gerados na cozinha da escola. Em torno de 10kg por dia. Eles são picados (pedaços pequenos) e depositados sobre as duas camadas anteriores.
- Manter coberto com um plástico.
- Na semana seguinte começamos a revolver o que fora depositado na primeira semana.
- Observou-se excesso de umidade. Esta foi controlada com a deposição (e mistura) de serragem. Também foi acrescentada uma camada de folhas secas.
- O revolvimento do material é realizado nos dias em que ali se acrescentam mais resíduos, ou seja, terças, quartas e quintas-feiras.
- Não foram acrescentadas minhocas (por enquanto).
- Com 15 dias, "fechamos" um monte (um lote) e abrimos outro; apenas porque ficou pesado para revolver.
- Continuamos abrindo e revolvendo o lote inicial também.
- Seguem as fotos...
Imigrações para o Brasil - Trabalho 3º B Meio Amb. Integrado - Col. Est. São Mateus (2016)
TRABALHO CORRENTES
MIGRATÓRIAS PARA O BRASIL
VALOR – 3,0
DATA – 05/set/2016
1.
IMIGRAÇÃO PORTUGUESA E ESPANHOLA
2.
IMIGRAÇÃO ITALIANA
3.
IMIGRAÇÃO ALEMÃ
4.
IMIGRAÇÃO JAPONESA
5.
ESLAVOS (POLONESES E UCRANIANOS)
6.
SÍRIO-LIBANESES E JUDEUS
7.
HOLANDESES E FRANCESES
8.
CHINESES E COREANOS
* ELABORAÇÃO DE PAINEL – COM DESENHO, IMAGEM,
POUCA ESCRITA
*APRESENTAÇÃO
INFORMAÇÕES
QUE DEVEM CONSTAR NO PAINEL E SER APRESENTADAS (ORALMENTE)
* QUANDO (ÉPOCA) QUE VIERAM PARA O BRASIL – 0,3
* LOCAL/LOCAIS ONDE SE ESTABELECERAM AQUI NO
BRASIL, QUE CIDADES QUE FUNDARAM – IMAGENS – 0,5
* ATIVIDADES ECONÔMICAS A QUE SE DEDICARAM AQUI NO
BRASIL - IMAGEM – 0,5
* CONTRIBUIÇÃO CULTURAL (CULINÁRIA, TRAJES
TÍPICOS, FESTAS OU DANÇAS) – IMAGENS - 0,5
* RESUMO PARA OS COLEGAS – 0,5
* APRESENTAÇÃO – 0,7
GRUPO _____________:
NOME -
______________________________Nº - ___________
NOME -
______________________________Nº - ___________
NOME -
______________________________Nº - ___________
NOME -
______________________________Nº - ___________
OS TRABALHOS FICARAM MARAVILHOSOS, MUITO BEM ELABORADOS E APRESENTADOS. PARABÉNS QUERIDOS ALUNOS!!!
1. IMIGRAÇÃO PORTUGUESA E ESPANHOLA
JAQUELINE SANTOS, KARINE DIGNER, CASSIANE MORAES |
2. IMIGRAÇÃO ITALIANA
TIAGO WITONSKI, JOÃO VITOR MARQUETE, CARLOS VITONSKI |
3. IMIGRAÇÃO ALEMÃ
CLAYTON, ELAINE, VICTOR M. SUOTA |
4. IMIGRAÇÃO JAPONESA
JONAS SGODA, ELIAS MACIEL, ANDRÉ LUIS |
5. IMIGRAÇÃO ESLAVA (POLONESES E UCRANIANOS)
WILLIAM GOES, FÁBIO S. W. |
6. IMIGRAÇÃO DOS SÍRIO-LIBANESES E JUDEUS
ANA PAULA ORMIANIN, DAIANE B. NATHALY, JANAÍNA SANTOS |
7. IMIGRAÇÃO FRANCESA
FALTARAM AS FOTOGRAFIAS
8. IMIGRAÇÃO DOS CHINESES E COREANOS
JAQUELINE DE FÁTIMA, MATHEUS BARBOSA, ANTONIO JUNIOR |
Assinar:
Postagens (Atom)