18 de maio de 2019

Tigres Asiáticos


Faça no mapa uma legenda localizando os Tigres Asiáticos e Novos Tigres Asiáticos
Escreva o nome desses países no mapa.

Tigres Asiáticos - o termo "Tigres" se refere ao rápido processo de industrialização ali ocorrido em relação a demais países subdesenvolvidos, que demoraram muito mais tempo para se industrializarem.

Modelo de industrialização: IOE - Industrialização Orientada para Exportações, ou seja, o que produziam na indústria, tinha como objetivo, ser exportado para  o mundo, não para o consumo interno (ISI), como foi o modelo de alguns países como  o Brasil, a partir da décadas de 1950.

Esses países eram exportadores de produtos primários e se transformaram em "Plataformas de Exportação" de produtos industrializados.

Tigres ou "Velhos Tigres" - grupo de países que se industrializou a partir da década de 1970, principalmente a partir da transferência de indústrias japonesas (que recuperava sua economia - Japão) e buscava mão-de-obra qualificada e mais barata para instalar suas indústrias. 
São considerados países dos Tigres Asiáticos - Hong Kong (Província da China), Cingapura, Taiwan (Província da China), Coreia do Sul.

Novos Tigres - se industrializaram a partir de 1995, com a transferência de indústrias dos EUA, Europa e China. São países dos Novos Tigres - Indonésia, Tailândia, Malásia, Filipinas e Vietnã. Esses 2 últimos também são denominados Novíssimos Tigres.

Uma das diferenças entre os Tigres e Novos Tigres, além da década de industrialização, é o tipo de indústria que se instalou: nos Tigres ou Velhos Tigres, se instalaram indústrias de produtos de tecnologia mais avançada, que exigem mão-de-obra mais qualificada. Já nos Novos Tigres, são indústrias alimentícias, têxteis, de calçados, de brinquedos, de eletrônicos mais baratos, que exigem mão-de-obra menos qualificada.