31 de agosto de 2017

IMPACTOS AMBIENTAIS ATMOSFÉRICOS

  • Superaquecimento Global
a) Definição: Elevação das temperaturas médias do Planeta Terra
b) Causas: emissão de CO2 (petróleo, carvão mineral), metano e outros gases, desmatamento.
c) Consequências: Aumento das temperaturas, Mudanças climáticas (descontrole do clima), derretimento do gelo (montanhas e geleiras das calotas polares), aumento do nível dos mares (oceanos), inundação de áreas litorâneas, entre outros.

  • Chuva Ácida
a) Definição: Diminuição do pH da água da chuva, tornando elas ácidas.
b) Causas: Sua origem está na poluição do petróleo e carvão mineral, também do enxofre liberado por vulcões. Ocorre principalmente nas áreas mais industrializadas como nos EUA, Canadá, Europa Ocidental e China.
c) Consequências: Aumento da ferrugem (corrosão de cercas, placas, estátuas, monumentos, metal em geral que fica exposto às chuvas), a acidificação da água (rios, lagos) e dos solos, abertura de clareiras em florestas (árvores e plantas morrem “queimadas” pela acidez das chuvas).

  • Inversão Térmica
a)    Definição: É um fenômeno natural. Se torna um impacto ambiental quando seu período de duração se estende muito. Com mais frequência durante o inverno quando as noites são mais longas e a umidade cai, a superfície da terra sobre alguns locais resfria muito rápido criando uma camada de ar frio abaixo da primeira camada de ar quente. O ar frio, como é mais denso tende a ficar retido pela camada de ar quente que está acima dele e a reter todos os poluentes consigo, uma vez que o ar não circula mais. Assim, temos um fenômeno que costumamos ver sob a forma de uma faixa cinza alaranjada no horizonte.
 b)    Causas: Esse fenômeno natural se torna um  problema quando as baixas temperaturas se  associam a altas concentrações de poluentes (de carros e industriais normalmente).
c)    Consequências: Provoca ou agrava problemas de saúde, principalmente respiratórios pelo fato de que a poluição fica muito tempo concentrada junto à superfície, não dispersando quando as temperaturas são baixas.

  • Buraco (depleção) na Camada de Ozônio
a)    Definição: Acamada de ozônio tem a função de proteger a terra dos raios nocivos (UVA e UVB) do sol. A formação do buraco (depleção) sobre a Antártida se caracteriza como um problema ambiental.
b)    Causas: Está sendo destruída principalmente pelo CFC.
c)    Consequências: As pessoas podem ser mais atingidas com câncer de pele, catarata ocular e ocorre a destruição do microplâncton dos oceanos.

  • Ilha de Calor
a)    Definição: Elevação das temperaturas médias nos centros urbanos em relação às áreas de entorno.
b)    Causas: A falta de áreas verdes e excesso do concreto nos grandes centros urbanos, a presença de prédios altos que dificultam a circulação de ar, a emissão de CO2 por automóveis, são as causas desse fenômeno.
c)    Consequências: Mais calor nos centros urbanos, alteração da pressão arterial, entre outros.
  • ·       Smog

a)    Definição: É um fenômeno fotoquímico caracterizado pela formação de uma espécie de neblina composta por poluição, vapor de água e outros compostos químicos.
b)    Causas: Geralmente, se forma em grandes cidades, onde a poluição do ar é elevada e provocada, principalmente, pela queima de combustíveis fósseis (gasolina e diesel) pelos veículos automotores,  presença de indústrias poluidoras.

     c)    Consequências: Causa um efeito visual característico, deixando sobre a cidade uma camada cinza de ar. Nas situações mais extremas, em função das baixas condições visuais, inviabiliza o trânsito terrestre de veículos e aéreo de aviões e helicópteros.