17 de agosto de 2017

ORIENTE MÉDIO - RELIGIÕES

ISLAMISMO
Entre o povo árabe, muçulmanos, predomina a religião do ISLAMISMO.
O Islamismo é uma religião monoteísta, ou seja, acredita na existência de um único Deus; é fundamentada nos ensinamentos de Mohammed, ou Muhammad, chamado pelos ocidentais de Maomé. Nascido em Meca, Maomé começou sua pregação aos 40 anos, na região onde atualmente corresponde ao território da Arábia Saudita. Ali ele fundou o islamismo em 622.
O livro sagrado do Islamismo é o alcorão consiste na coletânea das revelações divinas recebidas por Maomé de 610 a 632.
Seus principais ensinamentos são a onipotência de Deus e a necessidade de bondade, generosidade e justiça nas relações entre os seres humanos.
Dentre os vários princípios do Islamismo, cinco são regras (práticas) fundamentais para os mulçumanos:
- Crer em Alá, o único Deus, e em Maomé, seu profeta;
- Realizar cinco orações diárias comunitárias;
- Ser generoso para com os pobres e dar esmolas;
- Obedecer ao jejum religioso durante o ramadã (mês anual de jejum);
- Ir em peregrinação à Meca – Arábia Saudita(local sagrado para o islã) pelo menos uma vez durante a vida.
No Brasil, o Islamismo chegou, primeiramente, através dos escravos africanos trazidos ao país. Posteriormente, ocorreu um grande fluxo migratório de árabes para o território brasileiro, contribuindo para a expansão da religião. A primeira mesquita islâmica no Brasil foi fundada em 1929, em São Paulo. Atualmente existem aproximadamente 27,3 mil muçulmanos no Brasil.


JUDAISMO

O judaísmo é considerado a primeira religião monoteísta a aparecer na história. Tem como crença principal a existência de apenas um Deus, o criador de tudo. Para os judeus, Deus fez um acordo com os hebreus, fazendo com que eles se tornassem o povo escolhido e prometendo-lhes a terra prometida.
 Atualmente a fé judaica é praticada em várias regiões do mundo, porém é no estado de Israel que se concentra um grande número de praticantes.
 O judaísmo é a religião monoteísta mais antiga do mundo. Originou-se por volta do século XVIII a.C., quando Deus mandou Abraão procurar a terra prometida - Canaã (onde hoje é Israel. Seu desenvolvimento ocorreu de forma conjunta ao da civilização hebraica, através de Moisés, Davi, Salomão etc., sendo que foram esses dois últimos os reis que construíram o primeiro templo em Jerusalém, local sagrado para os judeus, do qual sobraram as ruínas  onde os judeus realizam rituais - MURO DAS LAMENTAÇÕES. Jerusalém é transformada num centro religioso pelo rei Davi.
 A Torá ou Pentateuco, que são os livros do ANTIGO TESTAMENTO, de acordo com os judeus, é considerado o livro sagrado que foi revelado diretamente por Deus. Fazem parte da Torá : Gênesis, o Êxodo, o Levítico, os Números e o Deuteronômio. O Talmude é o livro que reúne muitas tradições orais e é dividido em quatro livros: Mishnah, Targumin, Midrashim e Comentários. 
A base da religião judaica está na obediência aos mandamentos divinos estabelecidos nos livros sagrados, uma vez que, para eles, isso é fazer a vontade de Deus e demonstrar respeito e amor pelo criador. Os três pilares do serviço de um judeu a Deus são: Teshuvá (arrependimento), Tefilá (prece) e Tsedacá (caridade).
Rituais (Práticas, regras)
 Os cultos judaicos são realizados num templo chamado de sinagoga e são comandados por um sacerdote conhecido por rabino. O símbolo sagrado do judaísmo é o memorá, candelabro com sete braços.
Entre os rituais, podemos citar a circuncisão dos meninos (aos 8 dias de vida) e o Bar Mitzvah que representa a iniciação na vida adulta para os meninos e a Bat Mitzvah para as meninas ( aos 12 anos de idade ), o Casamento e o Luto.



CRISTIANISMO

A religião se iniciou através dos ensinamentos de Jesus de Nazaré, considerado o salvador da humanidade. Em 391, o imperador Teodósio, pelo Edito de Tessalônica, transformou o Cristianismo na religião oficial do Império Romano. O livro sagrado dos cristãos é a Bíblia Sagrada, composta pelo Antigo e pelo Novo Testamento. A primeira parte conta a história da criação do mundo, das leis, tradições judaicas, etc. Já o Novo Testamento conta a vida de Jesus, como os cristãos primitivos viviam, etc.
Jesus Cristo nasceu em Belém, Judeia (Palestina). Seus ensinamentos morais, como o amor a Deus e ao próximo, fizeram com que sua vida passasse a ser um exemplo a ser seguido.
Existem três ramos do Cristianismo: Protestantismo, Catolicismo e Igreja Ortodoxa. Contudo, de forma universal, podemos afirmar que os adeptos ao Cristianismo creem na existência de um Deus, criador do universo; de Jesus Cristo, elemento central da religião, considerado o redentor da humanidade; e da vida após a morte.
As práticas de um bom cristão devem ser regidas pelo cumprimento dos 10 mandamentos recebidos por Moisés, anunciados a ele por Deus, bem como uma conduta pautada no exemplo de amor e caridade ensinados pelo Mestre Jesus.


RELIGIÃO
DATA
LIVRO SAGRADO
SER SUPREMO
LÍDER RELIGIOSO
SÍMBOLOS
LOCAIS SAGRADOS
CRISTIANISMO












JUDAÍSMO













ISLAMISMO













Referências:

Islamismo, Judaismo e Cristianismo. Disponível em: www.brasilescola.uol.com.br. Acesso em 16 AGO 2017.

Islamismo. Disponível em: www.todamateria.com.br. Acesso em 16 AGO 2017.