1 de outubro de 2016

ORIENTE MÉDIO - A questão Israel x Palestina



A QUESTÃO ISRAEL X PALESTINA
I - RELACIONE

(1) FAIXA DE GAZA
(2) JERUSALÉM
    (3 ) DIÁSPORA
    (4) PALESTINOS
    (5) CANAÃ
    (6) INTIFADA 
    (7) ISRAELENSES
(8) SIONISMO

(   ) REVOLTA DA POPULAÇÃO ÁRABE, RESULTANDO EM GUERRAS CONTRA OS JUDEUS, QUE OCUPARAM AS TERRAS DOS PALESTINOS, MAS QUE JÁ ERAM DE SUA PROPRIEDADE.
(   ) ÁREA DE MUITO CONFLITO ENTRE ÁRABES E JUDEUS, NAS MARGENS DO MEDITERRÂNEO.
(   ) SÃO ÁRABES QUE LUTAM PELA CRIAÇÃO DO ESTADO DA PALESTINA
(   ) RETORNO DOS JUDEUS DISPERSOS PELO MUNDO, DEVOLTA PARA O ORIENTE MÉDIO.
(   ) CIDADE SAGRADA PARA ISLÂMICOS, CRISTÃOS E JUDEUS, IDENTIFICADA PELA ONU COMO “CIDADE INTERNACIONAL”.
(   ) POVO JUDEU.
(   ) MOVIMENTO DE DISPERSÃO DOS JUDEUS PELO MUNDO.
(   ) A “TERRA PROMETIDA” AOS HERDEIROS DE ABRAÃO, ISRAEL, HOJE.


II - COMPARE OS MAPAS A SEGUIR  DE PARTILHA DAS TERRAS NO ORIENTE MÉDIO ENTRE PALESTINOS E JUDEUS, NOS ANOS DE 1947 E ATUALMENTE,  E RESPONDA NA TABELA COM QUEM FICARAM AS TERRAS DA REGIÃO.


1947
ATUALMENTE
DIVISÃO DAS TERRAS.





JERUSALÉM



FAIXA DE GAZA



SINAI





PALAVRAS-CHAVE

ISRAEL = israelenses/judeus 
PALESTINOS = palestinos são parte do povo árabe (muçulmanos) - lutam pela criação do Estado da Palestina
CANAÃ - Terra Prometida à Abraão e seu povo herdeiro (judeus), que se localiza onde hoje é Israel.
DIÁSPORA - movimentos que espalharam os judeus pelo mundo, cada vez que suas terras (Canaã) eram invadidas por algum povo que os expulsava dali.
SIONISMO - movimento de retorno dos judeus espalhados pelo mundo, para sua terra - Canaã (Israel)
INTIFADA - revolta da população árabe que causa guerra contra os judeus porque esses vieram ocupar as terras dos palestinos, onde é criado o Estado de Israel.
FAIXA DE GAZA - área nas margens do Mar Mediterrâneo, disputadas por árabes palestinos e judeus (israelenses).
CISJORDÂNIA - território anexado por Israel, reivindicado pelos palestinos.
JERUSALÉM - Cidade que é sagrada para judeus, muçulmanos e cristãos. Os judeus declaram ela como capital de Israel, o que causa conflitos com os árabes. A ONU recomenda que ela seja uma "cidade internacional", sendo a capital de Israel - Telaviv.





 














1 – ENUMERE OS ACONTECIMENTOS REFERENTES AO CONFLITO ÁRABE X ISRAELENSE.
(   ) Esse conflito envolve povos árabes e judeus.
(   ) Com o sionismo judaico após a Segunda Guerra e a proposta de criação do Estado de Israel, inicia-se um intenso e longo conflito entre árabes e judeus, pendente até os dias atuais; pois os árabes palestinos não concordaram com a proposta da ONU em dividir as terras da Palestina com Israel. Desse fato decorrem vários outros problemas que dificultam um efetivo acordo de paz entre esses dois povos.
(   ) O povo judeu sempre foi perseguido e foram várias as diásporas judaicas, desde 587 a.C.
(   ) Na Segunda Guerra Mundial, os judeus foram perseguidos e dizimados por Hitler (Alemanha).
(   ) Foi anunciado ao patriarca Abraão, por volta de 1800 a.C., que a terra prometida para seu povo era Canaã (atual Palestina).
(   ) Como forma de “compensar” (“de se retratar”) o povo judeu pelo holocausto, Inglaterra e França motivaram o povo judeu disperso para o sionismo, negociando junto à ONU a criação do Estado de Israel.
(  ) Em 70 d.C. os judeus foram atacados pelos romanos, que destruíram Jerusalém e leva os judeus a se dispersarem novamente.
(   ) O Estado de Israel foi criado em Canaã, terra prometida aos judeus. Porém, com a diáspora judaica provocada pelos romanos, essa área foi denominada pelos romanos de Palestina. Mais tarde, a Palestina foi ocupada pelos árabes (palestinos).

RESPOSTAS
– ENUMERE OS ACONTECIMENTOS REFERENTES AO CONFLITO ÁRABE X ISRAELENSE.
(  1 ) Esse conflito envolve povos árabes e judeus.
( 8  ) Com o sionismo judaico após a Segunda Guerra e a proposta de criação do Estado de Israel, inicia-se um intenso e longo conflito entre árabes e judeus, pendente até os dias atuais; pois os árabes palestinos não concordaram com a proposta da ONU em dividir as terras da Palestina com Israel. Desse fato decorrem vários outros problemas que dificultam um efetivo acordo de paz entre esses dois povos.
(  3 ) O povo judeu sempre foi perseguido e foram várias as diásporas judaicas, desde 587 a.C.
( 5  ) Na Segunda Guerra Mundial, os judeus foram perseguidos e dizimados por Hitler (Alemanha).
( 2  ) Foi anunciado ao patriarca Abraão, por volta de 1800 a.C., que a terra prometida para seu povo era Canaã (atual Palestina).
( 6  ) Como forma de “compensar” (“de se retratar”) o povo judeu pelo holocausto, Inglaterra e França motivaram o povo judeu disperso para o sionismo, negociando junto à ONU a criação do Estado de Israel.
( 4  ) Em 70 d.C. os judeus foram atacados pelos romanos, que destruíram Jerusalém e leva os judeus a se dispersarem novamente.
(  7 ) O Estado de Israel foi criado em Canaã, terra prometida aos judeus. Porém, com a diáspora judaica provocada pelos romanos, essa área foi denominada pelos romanos de Palestina. Mais tarde, a Palestina foi ocupada pelos árabes (palestinos).