2 de outubro de 2016

ORIENTE MÉDIO - ESTADO ISLÂMICO (Conteúdo e atividades)












 

1 - COMPLETE COM V OU F, SOBRE O ESTADO ISLÂMICO. JUSTIFIQUE AS FALSAS.
a - (   ) O Estado Islâmico se estabelece com a Guerra Irã x Iraque (2003)
b - (   ) O presidente George Bush (EUA) desocupou o Iraque em 2011. A ocupação do Iraque pelos EUA desde 2003 não estabeleceu a ordem e a paz nesse país, pelo contrário, as tensões se intensificaram após a desocupação.
c - (  ) Os muçulmanos se dividem em ortodoxos e radicais.
d - (   ) Com a retirada dos EUA no Iraque, quem assumiu o poder nesse país, foi Maliki, que se preocupou em unificar muçulmanos sunitas e xiitas.
e - (   ) O Estado Islâmico se forma com uma minoria de sunitas rebeldes, presos rebeldes que são libertos dos presídios do Iraque pela operação “derrubando muros”, mais alguns recrutas a militantes da Al Qaeda.
f - (   ) Em março de 2013 surgem pela primeira vez as bandeiras vermelhas do ISIS.
g - (   ) Até janeiro de 2014, o ISIS havia ocupado algumas cidades no Iraque: Anbar, Ramadi, Fullujah e Mossul.
h - (   ) Para evitar a ocupação de mais províncias/cidades no Iraque e também na Síria, os EUA intensificam o apoio que já prestavam a Maliki e ao governo sírio (xiita) Bashar Al-Assad.Isso impede o ISIS de se organizar e se expandir.
i - (    ) 04/JULHO/2014 o ISIS tem um ato ousado: em Mossul eles apresentam o LÍDER DO ISIS em palanque público AL-BAGHADADI. Este discursa para que mais recrutas se juntem à JIHAD.
j - (   ) O ISIS só tem interesse em se manter nas províncias/cidades já ocupadas no Iraque, pois não conseguem reunir condições para expandir suas ações e ocupações.


2 – RESPONDA.
a.    Em que momento os EUA decidem “combater” (contra) o ISIS? Explique.


b.    Como está a situação da Síria nesse momento*? *04/out/2016


c.    Qual o posicionamento das potências (EUA e Rússia) em relação à “Guerra na Síria”? 

RESPOSTAS

1 - COMPLETE COM V OU F, SOBRE O ESTADO ISLÂMICO. JUSTIFIQUE AS FALSAS.
a - (  F ) O Estado Islâmico se estabelece com a Guerra Irã x Iraque (2003)
b - ( F  ) O presidente George Bush (EUA) desocupou o Iraque em 2011. A ocupação do Iraque pelos EUA desde 2003 não estabeleceu a ordem e a paz nesse país, pelo contrário, as tensões se intensificaram após a desocupação.
c - (  F ) Os muçulmanos se dividem em ortodoxos e radicais.
d - (  F ) Com a retirada dos EUA no Iraque, quem assumiu o poder nesse país, foi Maliki, que se preocupou em unificar muçulmanos sunitas e xiitas.
e - ( V  ) O Estado Islâmico se forma com uma minoria de sunitas rebeldes, presos rebeldes que são libertos dos presídios do Iraque pela operação “derrubando muros”, mais alguns recrutas a militantes da Al Qaeda.
f - (  F ) Em março de 2013 surgem pela primeira vez as bandeiras vermelhas do ISIS.
g - ( V  ) Até janeiro de 2014, o ISIS havia ocupado algumas cidades no Iraque: Anbar, Ramadi, Fullujah e Mossul. Porém, no presente momento já perdeu opoder sobre as 3 primeiras e o Exército Iraquiano com a forças aliadas está retomando Mossul.
h - ( F  ) Para evitar a ocupação de mais províncias/cidades no Iraque e também na Síria, os EUA intensificam o apoio que já prestavam a Maliki e ao governo sírio (xiita) Bashar Al-Assad.Isso impede o ISIS de se organizar e se expandir.
i - (  V  ) 04/JULHO/2014 o ISIS tem um ato ousado: em Mossul eles apresentam o LÍDER DO ISIS em palanque público AL-BAGHADADI. Este discursa para que mais recrutas se juntem à JIHAD.
j - ( F  ) O ISIS só tem interesse em se manter nas províncias/cidades já ocupadas no Iraque, pois não conseguem reunir condições para expandir suas ações e ocupações.
 Correção das afirmativas falsas.
a - O Estado Islâmico se estabelece a partir das tensões no Iraque, após a desocupação estadunidense nesse país.
B – O presidente já era Barak Obama. (O restante é correto nesta afirmativa)
c - Os muçulmanos se dividem em sunitas e xiitas.
d - Maliki teve decisões que incitaram conflitos entre sunitas e xiitas.
f - As bandeiras do ISIS são bandeiras pretas.
h - Os EUA ignoraram as tensões no Iraque após a desocupação deles nesse país, nem prestaram apoio ou se aliaram ao governo sírio para conter as ações do ISIS.
j - O ISIS pretende formar o Estado Islâmico expandindo seu domínio pela Ásia, África, Europa.


2 – RESPONDA.
a.    Em que momento os EUA decidem “combater” (contra) o ISIS? Explique.
Quando o ISIS ocupa Erbil (capital do Curdistão*), onde os EUA possuem controle sobre exploração de petróleo. *Curdistão não é um país reconhecido, oficializado.

b.    Como está a situação da Síria nesse momento*? *31/out/2016
Intensos combates foram travados neste domingo (30/10) na periferia oeste de Aleppo no 3º dia de uma ofensiva lançada por grupos rebeldes para romper o cerco imposto pelo regime sírio. Foguetes lançados pela oposição mataram 38 civis.
Aleppo, a segunda maior cidade da Síria, localizada no norte do país, está dividida em dois setores. O setor oeste está sob o controle do governo e o leste, completamente cercado pelas tropas do governo, está nas mãos de várias forças rebeldes.
O controle de Aleppo é de importância estratégica para os envolvidos na guerra civil que, desde 2011, matou mais de 300 mil pessoas.
Os combates, marcados por ataques aéreos do regime e de seu aliado russo, as salvas de foguetes disparados pelos rebeldes e a explosão de carros-bomba, concentram-se na periferia oeste de Aleppo. Fonte – G1

c.    Qual o posicionamento das potências (EUA e Rússia) em relação à “Guerra na Síria”? (31/out/2016)

Rússia - Desde 22 de setembro, as forças sírias e a aliada Rússia submetem os bairros rebeldes da zona leste de Aleppo e seus quase 250.000 habitantes a uma chuva de bombardeios aéreos. Mais de 430 pessoas morreram desde então, de acordo com a ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).
As Forças Aéreas da Rússia e da Síria interromperam os bombardeios contra a cidade síria de Aleppo no dia 18/10/16 a partir das 7h  (5h de Brasília. A  medida "é necessária para a aplicação de uma trégua humanitária" com o objetivo de que os civis possam sair da cidade na quinta-feira (20/10),  de forma totalmente segura, por seis corredores humanitários, de civis e a retirada de doentes e feridos da zona leste de Aleppo". (Ministro russo da Defesa, Serguei Shoigu) Fonte: G1
EUA - Neste momento vários políticos norte-americanos defendem uma "nova ideia na política externa" representada por uma intervenção direta dos EUA no conflito sírio.
 Ao mesmo tempo, durante os recentes debates a presidenciável do Partido Democrata Hillary Clinton propôs estabelecer uma zona de exclusão aérea na Síria.
Caso a zona de exclusão aérea seja estabelecida, nem os aviões do exército sírio, nem os da Força Aeroespacial russa poderão conduzir operações sem o risco de serem abatidos. Tal medida não permitirá solucionar o conflito sírio.
O principal obstáculo que impede a introdução da zona de exclusão aérea é a Rússia, um dos aliados mais importantes do governo sírio. Para que essa zona possa funcionar será necessário impedir todos os voos dos aviões russos, aponta a fonte.
Segundo a edição, um dos principais riscos da intervenção dos EUA na Síria é uma eventual guerra com a Rússia.

Fonte:  
https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/201610256632757-eua-russia-questao-siria/. /Acesso em: 31 out. 2016.




Profª Ângela Ewerling